sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Genial, genial!

Acho que eu já comentei que o meu sonho de consumo é o show da Amy. Era o show da Madonna, mas esse já foi.

A Amy é bem capaz de eu não conseguir assistir, do jeito que a coisa anda... Agora ela está no Caribe, descansando, fazendo topless na praia e enchendo a cara. Mas pelas fotos ela parece um pouco melhor, mais gordinha.

E falar em Amy, lembrei do que a Kátia disse no último sarau, da "Maysa Winehouse", lembram? E partindo disso me veio à mente a Piaf. O que será que essas 3 mulheres têm que as fazem ser absolutamente talentosas, mas loucas de pedra?
A Piaf teve uma infância horrível. Foi abandonada pelos pais em um bordel, ficou doente e perdeu a visão por um bom tempo, cresceu alcoolista e depois ficou viciada em remédios. Mas que voz divina! Eu sabia muito pouco dela, mas depois do filme que fizeram o ano passado - a atriz ganhou o Oscar, merecidíssimo - eu fui atrás e me apaixonei pela francesa.
Da Maysa eu não sei nada, só o que está passando na TV, mas não me parece ter sido uma criança pouco amada ou ter tido uma vida sofrida. Muito pelo contrário, casou com um milionário, sempre teve do bom e do melhor. A não ser que o tempo em que viveu no internato tenha deixado um trauma. Abandono de pai e mãe, será? Se for, coincide com a Piaf. E também o alcoolismo e remédios.
A Amy é mais complicada ainda. Li uma biografia dela - se é que alguém com 24 anos pode ter uma biografia - em que falava que os pais dela tinham se separado quando ela era pequena, e foram um tanto ausentes, deixando-a meio largada na vida. Ela foi expulsa de colégios por causar confusão com os outros alunos, fumava e bebia desde pequena... Enfim, nada normal para uma criança. De novo, abandono de pai e mãe, será? E o álcool e remédios... igualzinho às outras.
Se é verdade que o abandono de pai e mãe faz isso com as pessoas eu não sei. Talvez os psicanalistas saibam. Freud sempre mete a mãe e o pai no meio dos nossos traumas (sem falar na tal inveja que a gente tem do pênis - assunto para outra hora). O que eu sei é que mesmo com esses traumas todos, com todas as doses de whisky e pílulas ingeridas, elas eram geniais. A Amy ainda é, embora esteja malzita, a coitada. Será que isso está relacionado?
O que eu questiono é o seguinte: existe alguma relação entre a "loucura" e a genialidade? Aqui a gente podia viajar na maionese e relatar todas as pessoas que foram abençoadas com algum talento extraordinário e que tinham um lado doidinho. Van Gogh, por exemplo, não cortou a orelha? E dizem que Einstein era cheio das complicações também.
Bueno, é algo a se pensar. Se essa relação existe, não deixa de ser curioso: a genialidade nos encanta, mas para convivermos com ela temos que aceitar tudo o que vem junto... E isso pode ser um fardo difícil de carregar.
No que diz com a Amy, por mim, desde que ela não morra, pode continuar a encher a cara e fazer as loucuras que quiser, desde que continue a me encantar. O que não pode é deixar de ser a Amy.
E agora, vou tentar colocar um videozinho aqui, o primeiro de alguns que virão (se der certo...).
Não, não deu certo. Não funciona. Alguém me ajuda, please!!


8 comentários:

  1. Ajudo! Vou te mandar um email!!
    Concidência tu falando da Amy aqui e ela cantando lá no meu blog! Coloquei ontem aquela música dela "Love is a losing game". Linda...
    A voz desta mulher é uma coisa!
    Adoraria ir a um show dela, desde que ela não me cuspa na cara. Já pensou? Eu fotografando o show, ela me confunde com um paparazzi e me lambusa toda?? hehe...
    Tem tantos gênios doidos, vou tentar lembrar de um caso específico...
    Ah, Mozart era um pouco da pá virada, não era??
    Bjo, adorei o post!

    ResponderExcluir
  2. Guria, eu não ia fotografar o show, acho que ia ficar tão embasbacada que não ia nem atinar de tirar foto. Aliás, sou péssima com máquina fotográficas, dessas modernas, gostava daquelas com filme, que a gente mandava revelar depois, muito mais fácil.
    É, acho que sou meio antiquada...
    Recebi o mail, gracias. Vou tentar de novo...

    ResponderExcluir
  3. Uau!!! Pra quem disse que não tem talento e não sabe escrever, tô adorando os textos... hehhehe :cD Gosto muito da voz da Amy, tenho várias músicas aqui no pc. E, por falar em shows, tô tri chateado pq a Alanis vem pra cá e eu tô sem um centavo pra ir no show... queria muito!!! Amo a voz dela!!! Beijões!

    ResponderExcluir
  4. Gentem, quem colocou o vídeo?? Não fui eu, com certeza. E isso é sacanagem, porque eu fiz à risca o que me mandaram... A quem seja o meu benfeitor, gracias!

    ResponderExcluir
  5. Putz, não fui eu Anna. Acabei de entrar aqui e tava bem feliz que tu tinha conseguido!
    Aliás, vou assistir!
    Fabrício! Adoro a Alanis e também tô tristinha porque não tenho pilas pra ir!
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  6. Sobre a moça da casa do vinho, não morro de amores, nem vejo tanta genialidade numa vida assim tão intensa e efêmera - mas essa história todos conhecemos, nunca acaba bem, janis, hendrix, kurt... e com crack? com a grana que ela tem vai se aventurar com droga chinela... o fim é mais próximo do que se imagina!

    ResponderExcluir

Manda ver!