quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Spin-Offs em dó maior

Oi pessoas!

Minha vez de abrir os trabalhos aqui no nosso novo espaço de discussão, divagação, criação e, principalmente, diversão textual e literária. Ah, como blogs na internet possibilitam que alguém de repente caia por aqui de pára-quedas (hã... talvez essa palavra tenha perdido acento ou hífen recentemente, mas enfim...) e não consiga entender logo de cara nossa razão de ser. - não que isso tenha alguma importância, digamos assim, para os anais da história literária, mas enfim - peço licença para uma breve e simplória contextualização.... segundo o meu ponto de vista, logicamente.

Os – até agora – quatro cavaleiros do ablogalipse que estão aqui escrevendo encontraram-se por acaso do destino através de uma pessoa e um lugar em comum: a escritora Cláudia Tajes e o Sarau Elétrico. Não vou me deter apresentando a um ou a outro aqui, prefiro convidá-los – os eventuais “leitores acidentais” de tudo isso que escrevo – a conhecer o Sarau Elétrico, que acontece toda terça no Ocidente, aqui em Porto Alegre, e também os livros da Claudinha. Ou, ao menos, visitar o site do Sarau, e dentro dele o blog da Claudinha.

Pois foi justamente lá que nos encontramos, no blog... lá nos conhecemos, trocando comentários a cada post da nossa anfitriã, e desde então nos tornamos amigos. Não só nós, até agora quatro, que estamos escrevendo aqui, mas muitos outros amigos frequentadores do espaço, e também do Sarau. Enfim, eis que no primeiro Sarau deste ano, por iniciativa do Sérgio, nasceu o blog Varal Elétrico, o primeiro spin-off de um blog do Sarau Elétrico.

E como o post é de explicações, para aqueles que não sabem o que é spin-off, explico... Pesquisando na internet – wikipedia¹, pra ser mais exato na fonte – descobri que originalmente o termo é usado no ramo empresarial, pra definir uma nova empresa que se origina a partir de outra. Mas o que nos interessa aqui é a definição aplicada à ficção, que reproduzo aqui:

"Spin-off também é um termo designado para uma produção de ficção nascida a partir de outra. Alguns exemplos notáveis:

- Os desenhos Os Apuros de Penélope, Dick Vigarista e Mutley em As Máquinas Voadoras e As Aventuras de Rabugento, o Cão Detetive são spin-offs do popular desenho Corrida Maluca.

- O desenho Eu Sou o Máximo, produzido pelo canal Cartoon Network, é um spin-off de A Vaca e o Frango, do mesmo canal.

- The Lone Gunmen foi um spin-off da serie X-Files.

- A série Cory na Casa Branca é um spin-off de As Visões da Raven

- A série de televisão Private Practice é um spin-off de Grey's Anatomy.

- A série Crusade foi um spin-off de Babylon 5.

- A telenovela brasileira Os Mutantes - Caminhos do Coração, da Rede Record, é um spin-off da novela Caminhos do Coração, exibida anteriormente.

- A série The Suite Life on Deck é um spin-off da série The Suite Life of Zack and Cody

- A série 90210 é um spin-off da antiga série Barrados no Baile (Beverly Hills, 90210)"


Bom, aproveitando a explicação cheia de exemplos da tv, quero começar também com um desafio aos leitores e participantes do blog: quero ver quem sabe de qual clássico seriado de televisão, de fama internacional, o título desse post faz um trocadilho. Ah, mas tem um detalhe... o trocadilho não tem nada a ver com o nome da série, mas com algo que é dito em um dos episódios dela.. quem conhece a série e já viu o episódio vai lembrar... eu acho.

Pra finalizar, já que foi assunto dos comentários das gurias... ainda não sei o que vai ser de mim em 2009... a única certeza que eu tenho é que o ano que vem vai ser 10!


¹ disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Spin-off

9 comentários:

  1. Arrasou! Isso aqui vai ficar muito bom!!
    E é muito bom fazer esta parceria com vocês!!
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Que tri, tchê não me lembro nada sobre varais elétricos, tenho certeza que vamos adorar tomar choques publicando nossas impressões na cerca elétrica.

    "vãobora, vãobora, tá na hora, vãobora"

    Todos são bem-vindos

    ResponderExcluir
  3. Ai, era esse texto que eu queria escrever, ma falta talento né. Quem sabe, quando eu for gente grande...

    ResponderExcluir
  4. Ah, e o desafio. Adoro os enlatados e seus derivados, mas não me lembro dessa frase aí. Seria do Joey, spin-off do Friends (melhor de todos!!)?

    ResponderExcluir
  5. Ou seria da família Dó-ré-mí??hehehe...Eta nega véia!!!

    ResponderExcluir
  6. Oioioi

    Hehehhehehehe Tá, confesso que comecei com um desafio beeem difícil... :cp Exceto pra pessoas como eu que são aficcionadas por televisão... Sendo assim, vai mais algumas dicas...

    1º- O título do post faz trocadilho com o título de uma obra artística que é arruinada no episódio do seriado;

    2º- É um seriado de comédia de grande sucesso em toda a américa latina.

    Se ninguém acertar, daqui a uma semana eu publico um post com a resposta :c) E, quem sabe, já lanço algum outro desafio, pra criar o hábito.. hahahahaha

    Bjos e abraços :cD

    ResponderExcluir
  7. O fabricio sabe o que é Dó maior? eu sei que o rodrigo toca: ele já mencionou isso, eu sou esforçado, entonces.... é prá saber se dá pra marcar um sarau literário, musical (g)astronômico em particular só pros queridos (e queridas) do varal.

    e tenho dito

    ResponderExcluir
  8. Seriado de sucesso na América Latina? Bety, a feia?? Aquela dá a maior dó só de olhar...

    ResponderExcluir
  9. Mas que maravilha! Mais um lugar pra encontrar a turma! Um beijão pra todos vocês!

    ResponderExcluir

Manda ver!